Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Química

Dimitri Mendeleev foi um químico russo muito famoso. É considerado pela comunidade científica um dos maiores gênios da química. Mendeleev nasceu em Tobolsk, na Sibéria, em 1834. Doutorou-se na Universidade de São Petersburgo, onde começou a lecionar em 1866. O conceito de periodicidade química deve seu desenvolvimento, em especial, a dois químicos, Lothar Meyer (alemão) e Dimitri Mendeleev (russo).

Tungstênio
As aplicações mais importantes do tungsténio metálico puro são o fabrico de filamentos de lâmpadas de incandescência, de contactos eléctricos, de eléctrodos para processos de soldagem a arco, de elementos para aquecimento em fornalhas de alta temperatura, de válvulas de propulsores de reacção de mísseis e aeronaves, etc.

Rutherfórdio

Rutherfórdio é um elemento sintético que não está presente em nada no ambiente . Não tem nenhum uso.Só quantias muito pequenas do elemento 104 rutherfórdio, raramente foram feitas. As primeiras amostras foram feitas por reações nucleares que envolvem fusão de um isótopo de plutônio, 242Pu, com um de neônio, 22Ne.
                22Ne + 242Pu             260104Rf + 41n
Isolamento de uma quantidade observável de rutherfórdio nunca foi obtido.

Titânio

Em virtude de propriedades como excelente biocompatibilidade, alta resistência à corrosão e baixo peso específico, o titânio tem se tornado um material de grande interesse para a odontologia, sendo largamente utilizado nos implantes e nas cirurgias ortognáticas. Recentemente, o titânio vem sendo considerado uma alternativa viável para a confecção de estruturas metálicas em próteses parciais removíveis, tanto na sua forma pura (99,75% puro), como sob a forma de ligas (Ti-6Al-4V; Ti-6Al-7Nb). Baseado numa revisão de literatura, o presente trabalho estudou o uso do titânio na confecção de estruturas metálicas em próteses parciais removíveis, destacando as vantagens, desvantagens e características desse metal. Pode-se concluir que o uso do titânio é uma opção conveniente para reabilitação de arcos parcialmente desdentados com resultados clínicos bastante satisfatórios e promissores. Contudo, a necessidade de laboratórios altamente equipados eleva o custo, impedindo sua utilização em larga escala (AU)
Bóhrio

Este elemento não apresenta uso significativo ou representativo.

Crômio

Muito resumidamente o processo de tratamento de superfícies corresponde à deposição de uma camada de zinco-níquel sobre a superfície metálica, seguida da passivação crómica. A deposição do zinco-níquel é realizada através da passagem das peças por um banho de zinco-níquel. Ao fazer passar pelas peças uma corrente eléctrica constante negativa, as peças vão atrair os iões de zinco e níquel (que são cargas positivas), que se depositam uniformemente na superfície de cada peça. Após esta fase, se se retirar a corrente eléctrica que passa nas peças, os iões zinco e níquel libertam-se rapidamente. Para evitar este processo, realiza-se de seguida a passivação crómica que utiliza o crómio hexavalente que oxida formando óxidos de crómio na superfície metálica, constituindo uma camada impermeável responsável pela resistência à corrosão. A utilização do crómio hexavalente que é um composto muito solúvel e cancerígeno é um dos principais problemas ambientais deste tipo de


Nenhum comentário:

Postar um comentário