Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Mundo Subdesenvolvido

A expressão subdesenvolvimento originou-se após a Segunda Guerra Mundial para denominar os países com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), esse índice é analisado a partir dos indicadores sociais como: taxa de mortalidade infantil, taxa de analfabetismo, taxa de natalidade, renda per capita, qualidade de vida da população, aquisição ao conhecimento e expectativa de vida.
Os organismos responsáveis pela avaliação dos dados são organizações internacionais como a ONU (Organizações das Nações Unidas) e UNESCO (Organizações das nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Terceiro Mundo

O conjunto de países subdesenvolvidos é denominado de Terceiro Mundo, esses países são, em sua maioria, capitalistas de economia menos desenvolvida, pois enfrentam crises constantes, são dependentes economicamente, entre outros fatores determinantes.
Terceiro Mundo é uma expressão que surgiu na segunda metade do século XX pelo francês Alfred Sauvy, isso ocorreu em razão de observações e comparações entre os países pobres subdesenvolvidos e os ricos desenvolvidos.
A partir desse período o mundo pôde ser regionalizado ou/e classificado em:

- Países do Sul (subdesenvolvidos): em razão da localização geográfica, pois se encontram no hemisfério sul; com exceção da Austrália e a Nova Zelândia, todos são subdesenvolvidos.
- Países do Norte (desenvolvidos): países localizados no hemisfério norte, quase todos são países ricos e desenvolvidos.
A classificação ficou da seguinte forma: Primeiro Mundo (Países capitalistas de economia desenvolvida), Segundo Mundo (Países socialistas de economia planificada) e Terceiro Mundo (Países capitalistas de economia menos desenvolvida).

Subdesenvolvimento e os problemas sociais
Os principais reflexos do subdesenvolvimento.

Mundo desenvolvido com países subdesenvolvidos
Países localizados em continente desenvolvido, mas que apresentam características de subdesenvolvimento.

Subdesenvolvimento africano e suas raízes
Os principais acontecimentos históricos que resultaram em enormes problemas sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário